A ação mobilizou equipes em torno de diversidade, empatia e da construção de espaços de trabalho mais seguros.
Na última terça-feira (23), a Grande Sertão promoveu uma palestra dedicada ao Mês do Orgulho LGBTQIA+. O encontro integra a agenda do Programa +Que Respeito e foi conduzido por JP Polo, jornalista e especialista em Diversidade, Equidade e Inclusão, que trouxe reflexões sobre a história do movimento, a diversidade e o respeito no cotidiano.
No início do encontro, os colaboradores foram provocados com alguns questionamentos, como: “Quem aqui se considera cisgênero?”, “Qual personalidade LGBTQIA+ vocês mais admiram na mídia?” e “O que são pessoas intersexo?”, com o objetivo de estimular reflexões sobre letramento em gênero, sexo, sexualidade e representatividade no dia a dia.
Na sequência, foram resgatadas as origens históricas do movimento, relembrando a Revolta de Stonewall, o marcante episódio ocorrido em um bar de Nova York que deu início à celebração global do Mês do Orgulho. A contextualização foi fundamental para evidenciar como a data nasceu a partir de uma mobilização por direitos civis, respeito e dignidade.
Outro momento de destaque foi a desmistificação de conceitos comuns no debate social. Foi explicado o propósito da existência do Orgulho LGBTQIA+ como resposta necessária às barreiras e discriminações enfrentadas historicamente. Além disso, foram feitas orientações sobre o uso de alguns termos. O especialista apresentou o que pode e o que não deve ser utilizado, além de explicar como a própria comunidade ressignifica algumas palavras historicamente preconceituosas como símbolo de força e resistência.
Ao abrir espaço para o letramento, a escuta, as perguntas sinceras e o diálogo franco, a empresa reafirma seu propósito de consolidar uma cultura organizacional em que a diversidade seja vivenciada na prática.
